DestinosAméricaBrasilDestinos
27 set 2017

Feriado em Brasília – Roteiro de 3 dias

Conhecer Brasília é uma experiência muito enriquecedora, além de uma surpresa, pois com certeza você vai encontrar muito mais do que imagina na cidade. O famoso lago Paranoá, excelentes opções gastronômicas, atividades ao ar livre, parques verdes, clubes de primeiro nível, obras de arte e política muito bem dispostas em uma cidade em forma de avião, organizada e planejada para ser a capital do país.

Compartilho roteiro de final de semana ou feriado para conhecer o principal de Brasília!

– DIA 1 –

O primeiro dia pode ser dedicado às principais obras da cidade e a conhecer mais sobre sua história. Se achar corrido podes dividir em dois dias, mas de bike ou carro fica tranquilo. Veja no mapa abaixo que os pontos principais estão relativamente próximos.

Minha sugestão é começar o tour pelo Memorial JK, pois de cara você já vai conhecer um pouco sobre a construção da cidade e sobre a vida política do ex presidente que ouvirá falar muito nestes dias na capital. 🙂

Rotas Google

MEMORIAL JK

O Memorial JK oferece um grande acervo de imagens e artigos que contam a história do ex presidente do Brasil e fundador de Brasília Juscelino Kubitschek.

Do lado de fora uma das imagens que mais gosto de Brasília, JK acenando sob o céu da capital.

“O Presidente Juscelino Kubitschek era um democrata e gostava de se misturar ao povo para saber e, mesmo sentir, suas necessidades e carências. O liberal, o progressista, o contemporâneo do futuro conviviam com o cidadão de origem humilde, o Nonô de Diamantina, o Juscelino de Belo Horizonte, o JK que a Nação admiraria em seu corajoso projeto de fazer o Brasil avançar cinquenta anos em cinco.”

Fonte: Site do Memorial

Em 2000 o Memorial passou por uma grande reforma interna e externa, incluindo mais de 200 itens ao acervo, materiais audiovisuais, incremento na tecnologia e iluminação, que valorizou a beleza do local. O Memorial também teve maior integração com a arte, música e demais manifestações culturais.

No segundo andar está um auditório onde são realizados espetáculos de música, teatro, projeção de filmes e documentários, entre outros. O Memorial realiza diversos eventos, confira no Site quando estiver na cidade.

Horário: De terça a domingo, de 9h às 18h (fechado em alguns feriados, confira no site)

Entrada: Inteira R$ 10,00 e meia para estudantes e idosos

Telefone: (61) 3226-7860 / 3225-9451 – Site

Acessibilidade: o local possui rampa de acesso, banheiros adaptados e um elevador interno

ESTÁDIO NACIONAL DE BRASÍLIA – MANÉ GARRINCHA

Pra quem curte futebol vale a pena conhecer o Estádio Mané Garrincha, as visitas ocorrem apenas no sábado em horário curtíssimo, então fique atendo na agenda. Como este não fui, fico devendo mais informações.

Horário: sábado de 9h as 11h30min

Telefone: sem tel no site, apenas o email contato@estadionacionaldebrasilia.com.br – Site

TORRE DE TELEVISÃO

A Torre é o ponto mais alto do Plano Piloto com 224 metros de altura, foi inaugurada em 1967 para receber as antenas de emissoras de rádio e televisão e acabou se tornando visita obrigatória da cidade. O projeto foi realizado pelo arquiteto Lucio Costa tendo como inspiração a Torre Eiffel de Paris. 

Do mirante, que está a 75 metros, é possível ter uma bela visão da cidade, com vista privilegiada a Esplanada dos Ministérios, Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, Setores Hoteleiros, Autódromo Nelson Piquet, Lago Paranoá, assim como outras regiões administrativas.

Ao lado da Torre tem uma feirinha, aberta de terça a quinta-feira, das 9 às 17 horas, e de sexta-feira a domingo, das 9 às 18 horas com uma variedade de objetos e artesanatos locais.

E tem o monumento do Eu♥Brasília!! Finais de semana a fotinho é disputada!

Horário: de terça a domingo, das 9h às 19h.

Entrada: Gratuita

Telefone: (61) 3214-2764

Acessibilidade: acesso pelo elevador, sem escadas

MUSEU NACIONAL

O Museu Nacional oferece visitas livres ou guiadas para contemplação dos aspectos arquitetônicos da obra de Oscar Niemeyer. Os interessados na visita guiada devem agendar por telefone.

O espaço é utilizado para exposições itinerantes de artistas renomados e temas importantes para a sociedade, palestras, mostra de filmes, seminários e eventos importantes.

Em frente está a Biblioteca da Cidade, quando fui estava fechada, mas vale a pena dar um pulo e conhecer também.

Horário: de terça a domingo, das 9h às 18h30

Entrada: Gratuita

Telefones: (61) 3325-5220 e 3325-6410

CATEDRAL METROPOLITANA NOSSA SENHORA APARECIDA

A Catedral Metropolitana foi a primeira obra construída em Brasília, inaugurada de fato em 1970. Os “artistas” foram o engenheiro Joaquim Cardozo e o arquiteto Oscar Niemeyer. Atualmente a Catedral é cartão postal da cidade e concorrida para casamentos inesquecíveis.

Na praça de acesso ao templo, estão quatro esculturas em bronze com 3 metros de altura, representando os evangelistas. No interior estão as esculturas de três anjos, suspensos por cabos de aço.

O painel em lajotas cerâmicas foi pintado em 1977 por Athos Bulcão, já o campanário é composto por quatro grandes sinos, doados pela Espanha. A cobertura da nave tem um vitral composto por dezesseis peças em fibra de vidro em tons de azul, verde, branco e marrom inseridas entre os pilares de concreto. O altar foi doado pelo Papa Paulo VI e a imagem da padroeira Nossa Senhora Aparecida é uma réplica da original que se encontra em Aparecida – São Paulo.

A via sacra é uma obra de Di Cavalcanti, na entrada da catedral, encontra-se um pilar com passagens da vida de Maria, mãe de Jesus, pintados por Athos Bulcão.

O formato da catedral permite um efeito muito interessante do som, fale de um lado (no local da terceira foto acima), que a pessoa que estiver do outro lado irá escutar como se estivesse muito próximas.

A catedral de Brasília tem um aplicativo, vale baixar pra conhecer mais detalhes.

Horário: Segunda de 8h às 16h30min, terça e sexta-feira das 10h30min as 18h e quarta, qiinta, sábado e domingo das 8h às 18hs

Entrada: gratuita – não é possível entrar com shorts e saias curtas

Telefone: (61) 3224-4073 – Site

Durante os horários da missas as visitas na Catedral são interrompidas, confira no Site o horário

 – Dia 2 –

CONGRESSO NACIONAL – PRAÇA DOS TRÊS PODERES – ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS

O Congresso Nacional abriga a Câmara dos Deputados e o Senado Federal e é um marco arquitetônico da Capital. É essencial para nós brasileiros conhecermos mais sobre o Poder Legislativo do nosso país.

Feriado é tranquilo quanto a roupa, mas se por acaso for durante a semana, cuidado com as vestimentas.. bermudas, saias, camisas sem marga e chinelos não são permitidos.

Na visita é possível conhecer espaços como o Salão Negro, os Salões Nobres, os Plenários, os Salões Azul e Verde, o Túnel do Tempo, a Chapelaria. Nos feriados e finais de semana, muitas vezes, visitam-se os Gabinetes dos Presidentes.

A Praça dos Três poderes compreende o Legislativo (Congresso Nacional), Judiciário (Supremo Tribunal Federal) e Executivo (Palácio do Planalto). Por ali também estão o Panteão da Liberdade, o Mastro da Bandeira com 282m de altura e o Espaço Lúcio Costa.

Horário Congresso: segundas, quintas, sextas, finais de semana e feriados das 9h às 17h30.

Aos finais de semana e feriados, o atendimento é feito por ordem de chegada e, portanto, não há agendamento.

Alguns dias as visitas ficam suspensas por motivos de segurança, ideal ligar pra lá alguns dias antes para se programar.

Entrada: gratuita

Telefone: (61) 3126-0000 – Site

Fechando este passeio, dê uma volta pela Esplanada dos Ministérios e contemple os 17 prédios dos dois lados do Eixo Monumental distribuídos de forma harmoniosa e visualmente perfeita.

PONTE JK

A Ponte JK foi inaugurada em 2002 e desde então ganhou diversos prêmios, inclusive como a ponte mais bonita do mundo em 2003. Alexandre Chan, o arquiteto responsável, teve como inspiração para sua construção o movimento de uma pedra quicando na água, em 3 arcos metálicos e 1200m.

A ponte liga o Lago Sul, Paranoá e São Sebastião à parte Central de Brasília, através do Eixo Monumental, vale a pena atravessá-la e no retorno almoçar em um dos restaurantes com vista para a Ponte, como o Coco Babu, Nou ou Mangai (fica a dica para os outros dias).

PONTÃO DO LAGO SUL

O Pontão é um conjunto de lojas e restaurantes com vista para o Lago Sul, este é um lugar imperdível da cidade, seja para um café da manhã, almoço ou uma janta estilosa.

São oferecidos por ali passeios de barco, seria uma ótima experiência para o pôr do sol do domingo.

Horário: domingo e segunda – das 7h às 0h – Terça a quinta – das 7h a 1h – Sexta e sábado – das 7h às 2h (Restaurantes podem operar em horários diferentes)

Entrada: Gratuita (estacionamento no local)

Telefone: (61) 3364-0580 – Site

– Dia 3 – 

JARDIM BOTÂNICO DE BRASÍLIA

O que acha de um café da manhã especial no Jardim Botânico? É um clima maravilhoso e familiar em meio da natureza em mesinhas tradicionais de piquenique. Depois do café é possível caminhar pela área verde e comprar produtos naturais e de artesanato expostos por lá.

>> Mais informações sobre café da manhã ou tarde no post:  5 lugares incríveis para tomar café da manhã em Brasília

MUSEUS  E OUTROS

Existem diversos museus em Brasília, além dos já comentados no roteiro, você pode conhecer Caixa Cultural, o Museu de Valores do Banco Central em frente a Caixa, Memorial dos Povos Indígenas, Museu Vivo da Memória Candanga, Museu da Imprensa Nacional, entre outros.

O Templo da Boa Vontade é um dos lugares mais visitados de Brasília, um passeio mais espiritual e de reflexão, fiquei curiosa lendo os posts de lá, assim que for atualizo aqui.

PARQUE ERMIDA DOM BOSCO

Perfeito para um pôr do sol e despedida de Brasília.

Mais uma obra de Oscar Niemeyer em homenagem ao padre italiano João Belchior Bosco, que sonhou existir nessa região uma terra em que “leite e mel jorrariam em grande abundância”. A história é intrigante.. vale pesquisar.

Logo se vê uma capela e um mirante para o Lago Paranoá, é possível descer e curtir no gramado a paisagem. Muitas pessoas nadam por ali, praticam esportes no lago ou bicicleta e skate nas ruas.

Horário: Diariamente de 7h as 19h

Entrada: Gratuita (estacionamento no local)

Telefone:(61) 3367-4505 e 3367-2000


Gostou de saber um pouco mais sobre Brasília? Pra quem curte política (que não é o meu caso) há ainda mais pra explorar. Pra este tipo de turismo indico o Site Sou

Em breve mais posts sobre os ipês, passeios verdes e nos arredores de Brasília.

Espero que tenha ajudado na construção do seu roteiro!

Bom feriado! 🙂

Por Laiza
Gostou? Compartilhe!
Deixe seu comentário!