DestinosDestinosAméricaMéxico
15 maio 2017

Playa del Carmen, Parques e Tulum – Roteiro de 4 dias

Playa del Carmen faz parte do município de Solidaridad, localizado na Península de Yucatan na Riviera Maya, aproximadamente, 70km de Cancún. Alguns anos atrás era um povoado de pescadores, mas foi ganhando estrutura e hoje oferece diversas atividades de mergulho, passeios de barco, golfe, assim como restaurantes, baladas e boas acomodações.

Alugamos um carro no aeroporto de Cancún e fizemos tudo por conta própria, o que permitiu uma mobilidade maior sem o compromisso de horário e regras dos guias, as estradas e sinalização são muito boas, além de um super visual pelo caminho. Muitas pessoas preferem fazer os passeios a partir de Cancún, mas acabam perdendo muito tempo com deslocamento; conhecer Playa foi ótimo, seria apenas uma opção prática, mas acabamos nos encantando pelo clima aconchegante e diferente da badalada Cancún.

Dia 1: Parque Xel-há

O parque é lindo e vale muito a visita, tem snorkel, caminhadas, tirolesa, viveiros, grutas, o santuário do caracol, ideal para quem gosta de atividades mais relacionadas a água mesmo e tem a fotinho tradicional com as Araras! O Xel-há possui menos atividades comparado ao Xcaret, por isso, se você curte aproveitar ao máximo as atrações pode dividir o dia com Tulum ou o Cenote Azul, que ficam próximos.

É possível comprar o ingresso pelo site que oferece vários descontos e “combos” na compra de mais parques. Também está disponível nos hotéis e agências de turismo em Playa/Cancún.

Dia 2: Parque Xcaret

Meu preferido! Um pouco mais caro, mas vale muito a pena. O parque é o mais antigo da região e possui mais de 40 atrações para um dia inteiro. São trilhas na floresta, borboletário, criadouro de aves, super aquários, estufa de orquídeas, rios subterrâneos, lagoas, mar.. show típicos, tudo de bom! O parque oferece algumas atividades pagas também como mergulho com os golfinhos, passeio de barco, mergulho com arraias.. optamos por fazer apenas o parque e o show a noite, foi bem gostoso! Queria nadar com os golfinhos, mas faríamos em Orlando na próxima semana, então fiquei só olhando, são muito lindos.

🙂 Fotos e mais informações dos principais parques do México no post: Xcaret, Xel-há ou Xplor – Escolhendo os Parques no México

Dia 3: Dia de Praia e descanso

Depois de dois dias de parque o corpo estava pedindo um dia de sol, mar azul turquesa, areia fininha, pina colada, mojitos..

Assim como uma noite interessante na famosa 5a avenida com mais pina colada e mojitos. 🙂 Virei fã das bebidas e comidas mexicanas!

 

Dia 4: Cenote – Rio Secreto

Esta região possui muitos cenotes, nas minhas pesquisas procuro sempre escolher locais que realmente se preocupam com a natureza e são responsáveis com o turista; lendo os comentários optei pelo Rio Secreto e foi uma experiência muito bacana. O passeio é por dentro de cavernas, com uma água totalmente transparente, estalactites, estalagmites e outras formações incríveis.

É possível comprar o ingresso no local ou no site, que muitas épocas concede descontos interessantes, lembrando sempre que alta temporada é necessário antecedência para qualquer passeio.

A duração do passeio é de aproximadamente 3h30min e saídas até as 13h.

Ingresso: a partir de $79 no Site do Rio Secreto

Endereço: Endereço: Carretera Federal Libre Chetumal – Puerto Juárez Km. 283.5, Ejido Sur, 77712 Playa del Carmen -> 15min de Playa

Pra você que amaaa demais cenotes, li um post de quem foi em muitos e pode te ajudar nesta busca.

Noite de Playa del Carmen

A noite de lá é muito animada e para todos os gostos! Vá até a 5a Avenida, são lojas, bares e restaurantes um do lado do outro. As baladas acontecem na 12a, pra vc que amou o Cocobongo em Cancun pode repetir a noite (porque normalmente repetem a programação..) em Playa. Blue Parrot, Mandala, Playacrawl e L’Ambassade são os mais famosinhos.

Fomos em outubro, na época em que comemoravam o “Dia de los Muertos” e a cidade estava toda decorada com flores, caveiras e outros artefatos assustadores, mas muito coloridos, bem diferente do nosso dia de Finados.

Dia 5: Saída para Tulum e Chichén Itza

Esse azul é demais não é?

Dia de seguir viagem com uma parada fantástica e surpreendente em Tulum, uma das paisagens mais lindas da viagem. O parque de Tulum possui ruínas de pequenos templos e casas de uma cidade portuária na época dos maias e no fundo uma janela azul incrível. Não pode faltar no seu roteiro.

Fiquei menos de 2h por lá, mas podes reservar o dia para curtir a praia ou escolher uma das cabanas rústicas ou requintadas para passar uma noite romântica.

Bem, estes foram meus 4 dias em Playa del Carmen, ponto de parada para vários lugares incríveis da Riviera Maya. E a partir de Tulum a viagem continua Chichén Itza onde está a Pirâmide de Kukulcán, uma das 7 maravilhas do mundo moderno!


Veja minha viagem completa pelo México:

Em breve o post de Cancún e Cozumel! 🙂

Leia mais sobre esta viagem nos posts sugeridos abaixo.

Por Laiza
Gostou? Compartilhe!
Deixe seu comentário!