DestinosAméricaDestinosAméricaBrasilDestinos
10 jun 2017

Rio de Janeiro – pela primeira vez

Sou suspeita pra falar, moro nesta cidade há 6 anos e não canso de turistar.. admirar todas as belezas naturais e de cidade grande que ela oferece. Como recebo muitos amigos e familiares do Sul repeti dezenas de vezes os passeios e adoro conhecer algo novo.

Aí vão algumas dúvidas frequentes de quem tem pouca experiência de viagem e vai conhecer o Rio de Janeiro pela primeira vez:

Quanto tempo ficar no Rio de Janeiro?

Esta pergunta é muito relativa, acho 4 dias suficiente para um intensivo, 7 dias muito legal e 10 dias perfeito para curtir muito. Agora, se ficar 15 tem lugares próximos que você vai amar, se ficar 20 tem muita coisa diferente que recomendo, 30 então.. te levo em Búzios e Arraial e você não vai mais embora (como eu..). Então, pergunta difícil!

Mas.. respondendo a questão: 5 a 10 dias é possível curtir muito bem a cidade.

Cristo Redentor

O Rio é perigoso?

Sim, como toda cidade grande do mundo.

Os cuidados são os recomendados em qualquer lugar: sair com bolsa pequena e apenas o necessário, não usar relógios ou jóias expostas. Celular é na bolsa/bolso, evite atender telefone enquanto caminha, principalmente no centro. À noite esteja atento, independente do local.

Praia de Ipanema

Qual a melhor época de conhecer o Rio de Janeiro?

No verão a cidade fica lotada, os pontos turísticos têm mais fila, as praias da zona sul com pouco espaço para a canga e parece que tudo fica mais caro. Mas, no alto do verão a cidade fica ainda mais viva e colorida! Muitos gringos e uma boa opção para quem curte agito e não se estressa em esperar nas atrações.

Os últimos invernos foram bem chuvosos e até deu pra abrir um vinho, portanto evite os meses de junho e julho, você precisa ver o calor do Rio!

Tirando o carnaval, eventos e festas ocorrem o ano todo! Minha sugestão é escolher períodos intermediários, adoro setembro a novembro e março a maio.

Bondinho do Pão de Açúcar

O que levar na viagem?

O Rio é uma cidade de praia, mas as pessoas não andam de biquíni e saia por todo lugar!! Então traga roupas leves de verão, tênis para as caminhadas, kit praia, muito protetor e looks descolados para noite carioca. No inverno um casaquinho será necessário.

A noite no Rio é muito democrática, ainda mais na Lapa, que você arrasa de saltão ou rasteirinha. Zona Sul já exige mais glamour.

Boulevard Olímpico

Qual melhor forma de transporte?

Tenho adorado o Uber, é mais em conta que passeios fechados, você acompanha no mapa o caminho e ainda tem a opção de dividir com mais pessoas. Táxis também estão disponíveis – fique atento nos aeroportos, já vi amigos serem enrolados com “táxis executivos” e preços exorbitantes.

O metrô é uma ótima opção, possui linhas na Zona Norte, Sul, Centro e Oeste que funcionam de 5/7h até 23h, confira a localização do seu hotel e monte o roteiro.

Site do Metro Rio possui um mapa interativo, onde você pode clicar nos principais pontos turísticos e ele diz quais as estações mais próximas. Não deixe de acessar!! Evite durante a semana horários de movimento no início da manhã e fim do dia.

Fonte: Site Metrô Rio

No Rio não há necessidade de tour fechado pago, pois é fácil de chegar nos pontos turísticos, a menos que você esteja sozinho e prefira um grupo com guia. Não indico também alugar carro, o trânsito é caótico, estacionamentos caros, vagas raras, além do GPS poder te levar a locais de risco.

Bicicletas também estão disponíveis para alugar em vários pontos da cidade, zona sul é uma ótima pedida!

Onde ficar no Rio de Janeiro?

Quem adora praia sugiro hospedagem em Ipanema, Leblon ou Copacabana, procure um hotel próximo das estações de metrô para facilitar sua locomoção, mas outros bairros da Zona Sul como Leme, Botafogo e Flamengo, são ótimas opções quanto a localização.

Pra quem curte mais balada e centro histórico a Lapa e Santa Teresa podem ser boas opções.

Não aconselho ficar na Barra, por ser longe de vários pontos. A menos que você já conheça a cidade e queira ficar mais afastado do agito, aí vale a pena conhecer as praias do Recreio, Reserva e Macumba.

Reserve seu hotel, pousada ou hostel no Booking aqui no Blog, as melhores indicações são das centenas de pessoas que já se hospedaram, leia os comentários!

Pôr do Sol em Ipanema


Informações Úteis:

  • Aeroporto Internacional Tom Jobim – GALEÃO: Av. Vinte de Janeiro, s/nº – Ilha do Governador – Tel (21) 33676213 6h às 22h
  • Aeroporto Santos Dumont: Praça Senador Salgado Filho, s/nº – Centro
  • DEAT (Delegacia Especial de Apoio ao Turista): Av. Afrânio de Melo Franco, 315 – Leblon – Tel (21) 23322924 – 24h por dia
  • Metrô Rio: Tel 0800 595 1111 e Site
  • Estação Rodoviária: Terminal Novo Rio – End. Av Francisco Bicalho,1 – São Cristóvão (21) 32131800 Site
  • APP de celular úteis: VisitRio, Maps e TripAdvisor

O carioca tem um jeito mais leve de viver, a Lagoa Rodrigo de Freitas e as praias estão sempre cheias de pessoas correndo, andando de bike, praticando esportes na areia inclusive a noite, assim como os bares durante a semana no happy hour de todo santo dia. A forma carinhosa do carioca de tratar a todos como “irmãos”  e uma suposta intimidade é muito engraçada, demorei para acostumar, ainda mais somada a malandragem e as “sacanagens”e gírias faladas o tempo inteiro.

Quem vem ao Rio sempre volta, então aproveite muito sua viagem, curta cada momento e volte pra sua cidade cheio de carioquices! 😉

Em breve mais posts da Cidade Maravilhosa!

Por Laiza
Gostou? Compartilhe!
Deixe seu comentário!