DestinosAméricaDestinosDestinosAméricaMéxico
15 maio 2017

Xcaret, Xel-há ou Xplor? Escolhendo os Parques no México

Essa é sempre uma dúvida pra quem vai à Cancún, qual parque escolher, como ir, se vale conciliar mais de um no mesmo dia, afinal eles têm um preço salgado e queremos sempre aproveitar o melhor do local! Mas gosto é gosto e é importante conhecer um pouco de cada um para ver qual se enquadra melhor ao seu perfil e tempo de viagem.

– Se pudesse escolher um, qual seria? Xcaret, sem dúvida, não deixe de conhecer!
– Para relaxar, curtir mais atrações de água? Xel-há
– Gosta de aventura, porque relaxar é para os fracos? Xplor

CONHEÇA MAIS SOBRE OS PRINCIPAIS PARQUE DO MÉXICO:

XCARET

Sem dúvida o melhor e imperdível! Considerado patrimônio cultural e imaterial da humanidade o Xcaret oferece mais de 40 atrações para toda família, atividades de interação com a natureza como trilhas na floresta, criadeiro de aves, super aquários, borboletário, estufa de orquídeas, rios subterrâneos, lagoas e um mar azul incrível. Além de atrações culturais:  assistir a tradicional Fiesta Charra e o Jogo de Bola Maya, conhecer sítios arqueológicos, cemitério mexicano e uma torre panorâmica com vista a 80m de altura. Estão espalhados pelo parque diversas opções de restaurantes com bons pratos típicos.

O parque oferece algumas atividades opcionais também como mergulho com os golfinhos,  tubarões-lixa, passeio de barco e mergulho com arraias. Em alta temporada compre a atividade opcional junto do ingresso para não correr o risco de estar lotada.

E a noite, também com um custo adicional, é possível assistir ao “Xcaret México Espetacular” um show com muita dança, musica e luz que conta um pouco da história mexicana. Chegamos as 9h da manhã e ficamos até o final, gostei demais!

                      

Localização: 60 Km ao sul do Aeroporto Internacional de Cancún, a 6 km de Playa Del Carmen e a 57 km ao norte de Tulum

Endereço: Carretera Chetúmal-Puerto Juárez Kilómetro 282, Solidaridad, 77710 Playa del Carmen

Horário: Todos os dias de 8h30 às 22h30 no verão, e das 8h30 às 21h30 no inverno

Saiba mais no Site do Parque Xcaret

XEL – HÁ

Mais um dia de muito verde! são caminhadas, tirolesas, pedra para salto na água, viveiros, grutas, o santuário do caracol rosa, lagoas e rios imensos para fazer snorkel e nadar, ideal para quem gosta de atividades mais relacionadas a água e ainda tem aquela fotinho tradicional com as araras vermelhas e lagartos imensos.

O parque também possui atrações opcionais pagas, como spa, nado com golfinhos, um barco que flutua e gira em alta velocidade, mergulhos e interação com peixe-boi.

O Xel-há possui menos atividades comparado ao Xcaret, mas dividir este dia com outro parque pode se tornar cansativo e caro. Se estiver com tempo curto prefira apenas um parque ou divida este dia do Xel-há com algum cenote ou Tulum.

                      

Localização: 110 Km de Cancún, a 48 km de Playa Del Carmem e a 18 km de Tulum

Endereço: Carretera Chetumal Puerto Juárez Km 240, locales 1 & 2, módulo B, 77780

Horário: Todos os dias de 8h30 às 18h

Saiba mais no Site do Parque Xel-há

XPLOR

Esse é para os fortes que gostam de atividades mais radicais como tirolesas, já que são 14 ao longo do parque que divulga “as mais altas tirolesas da Riviera Maya”, é possível também andar nos “veículos anfíbios” por 10km de caminhos pela selva, pontes e cavernas, andar de balsa remando por rios subterrâneos, nadar e conhecer cavernas repletas de estalactites e estalacmites, entre outras atividades naturais e radicais!

O XPlor possui o “Tour Fuego”, um novo ingresso que permite entrar no parque a noite e fazer tudo no escuro!

Não conheci o Xplor, pois só tinha dois dias de parque, mas é um local bem divulgado e recomendado nos sites de turismo no México.

Localização: 56 Km ao sul do Aeroporto Internacional de Cancún, a 6 km de Playa Del Carmen e a 55 km ao norte de Tulum

Endereço: Carretera Cancún -Tulum Km 282, Puerto Juarez, Solidaridad, 77710 Playa del Carmen

Horário: De segunda a sábado de 9h às 17h – não abre domingo!!

Fotos e mais informações no Site do Parque Xplor


VALE PARA TODOS

Onde ficar e como ir: Para quem quer comodidade e vai ficar hospedado apenas em Cancún pode contratar o serviço de transporte com os parques, que te leva e busca no hotel por, aproximadamente, USD 30 (por pessoa). Mais cômodo, porém mais caro.

Para quem vai seguir viagem depois de Cancún e/ou quer conhecer mais lugares incríveis, sugiro hospedagem em Playa del Carmen e de lá partir para os parques todos os dias, inclusive para outras atrações próximas como Cenotes e Tulum.

Na minha viagem aluguei um carro compacto para fazer tudo, como o estacionamento é gratuito em todos os parques e a distância curta.. foi bem tranquilo. Falo um pouco mais destes dias lindos no Post Playa del Carmen, Parques e Cenotes – Roteiro de 4 dias.

Aos mais econômicos, outra opção é ir de ônibus que sai da rodoviária direto para os parques, a Ado é uma opção de ônibus saindo de Canún e Playa.

Onde comprar ingressos: Os sites dos parques foram a melhor opção para mim, estão disponíveis de forma clara com os adicionais de alimentação, transporte e atividades opcinais. Se for conhecer mais que um destes parques compre os “combos”, pois normalmente possuem um bom desconto. Também é fácil encontrar ingressos em hotéis e agências de turismo da região, se tiver tempo cote com o hotel e compare no site. O valor médio de cada ingresso é a partir de USD 80.

Importante: se for em alta temporada (férias escolares e verão) compre com antecedência!

O que levar: roupa de banho (biquíni, sunga), toalha, uma peça de roupa para a saída, protetor solar e muita bateria para sua máquina fotográfica! Como a maioria das atrações são de água os parques oferecem armários para guardar os pertences.

Viagem com Crianças: Sim, claro que é uma ótima opção para crianças, acho importantíssima esta interação com a cultura e natureza nas viagens. Todos os parques tem atrações para os pequenos, isenções e preços diferenciados; confira nos sites as opções para cada idade.

Qual parque você mais gostou ? 🙂

Leia mais sobre a minha viagem pelo México nos posts sugeridos abaixo!

Por Laiza
Gostou? Compartilhe!
Deixe seu comentário!