Dicas aos Viajantes
02 out 2017

Bagagem despachada – Novas Regras

Chega a hora de montar a mala e vem aquela preocupação com o tamanho, se vai passar o peso, quantas malas levar.. ainda mais pra nós mulheres! 😀 Mas isso faz parte do planejamento da viagem e começa no momento da compra da passagem!

Em maio deste ano foi anunciada a edição da Resolução n°400/2016 na qual as companhias aéreas podem praticar a venda de passagens com diferentes franquias ou até mesmo sem a franquia, a escolha do passageiro. Como não há padrão, em todas as passagens valem as regras do contrato.

Por isso, ao comparar os preços das passagens, leia com atenção o que está sendo oferecido. Confira o peso, as dimensões ou a quantidade de bagagem despachada permitidos em cada tarifa.

Esta alteração se refere a companhias brasileiras, que são regidas pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), mas a dica de atenção vale para todas em qualquer viagem!


Pesquisamos algumas companhias pra identificar as diferenças do serviço:

A LATAM, por exemplo, permite 1 mala com 23kg para voos nacionais, já os voos internacionais são cheios de regras, alguns destinos permitem 2 malas, outros 3.

A bagagem varia também conforme o tipo de promoção “Promo, Plus ou Top”.

Fonte: Site da TAM – out/17

Membros do Latam Pass têm bagagem extra e prioritária.

O site da LATAM oferece mais informações sobre tarifas e medidas das malas.

A GOL já possui informações de bagagem conforme a tarifa escolhida na hora da compra da passagem. Comprando uma passagem de tarifa Light, por exemplo, é necessário pagar mais R$30,00 para levar uma mala d 23kg.

 

Fonte: Site da GOL- out/2017

Mais informações confira também no Site da GOL

As passagens da AZUL estão classificadas em duas categorias: a “MaisAzul” e a “Azul”. A categoria MaisAzul mantém a prática tarifária antiga, incluindo franquia de 23 kg de bagagem e a Azul o cliente pode escolher em não comprar a bagagem despachada, podendo decidir depois e pagar tarifa adicional.

O Programa de Pontos Tudo Azul pode dar direito a mais peso na bagagem, conforme a classificação dos pontos.

Vale conferir no Site da Azul 


Esteja atento no momento da compra, procure já decidir se vai comprar com ou sem a bagagem, pois a taxa extra de bagagem no aeroporto é mais cara!

Como mencionado, a ANAC não determina limite de bagagem, por isso a pesquisa deve ser junto a companhia aérea escolhida. Mamães e pessoas portadoras de deficiência possuem condições especiais. 

E se na hora do check in ultrapassar os 23kg.. tente ajustar o peso na bagagem de mão (10kg) ou assuma o custo, que também varia conforme a companhia, e vá viajar de boa!

Confira no Site da ANAC – Bagagens outras informações quanto a bagagem extraviada, furtada e outras situações.

As regras de Bagagem de mão também mudaram, as companhias têm sido super exigentes e muitas vezes já testam o tamanho da mala na fila.. veja o post: Bagagem de mão – Conheça as novas Regras

Boa viagem! 🙂

Por Laiza
Gostou? Compartilhe!
Deixe seu comentário!