Dicas aos Viajantes
22 abr 2017

Conheça as vantagens de viajar pela América do Sul

Eu sou suspeita em falar sobre a América do Sul, conheço sete dos países vizinhos e me surpreendo a cada viagem com as paisagens naturais e diversidade encontradas. Nem todos conhecem as vantagens de viajar nestes países, principalmente aquelas geradas pelo Mercosul.

Este post tem como objetivo falar um pouco mais sobre este acordo e os benefícios aos viajantes, assim como motivos para você se convencer a viajar pela América do Sul.

O Mercosul

Voltando a aula de história, resumidamente, o Mercosul é um acordo assinado em 1991 entre Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Os demais países entraram como associados ao longo dos anos e em 2013, após a inclusão da Guiana e Suriname, todos os países da América do Sul fazem parte do Mercosul. São eles: Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Bolívia, Chile, Peru, Colômbia, Equador, Guiana e Suriname.

O principal objetivo do Mercosul é consolidar a integração política, econômica e social entre os países que o integram, fortalecer os vínculos entre os cidadãos do bloco e contribuir para melhorar sua qualidade de vida.

Viaje apenas com o RG

Seguindo as diretrizes do Mercosul foi criado o acordo CMC Nº 14/11, que prevê a liberação do passaporte e a possibilidade do viajante circular nos países integrantes do Mercosul com apenas Documento de Identidade Nacional.

Li e reli o acordo e não existe menção ao prazo de “emissão de até 10 anos”, como muitas fontes informam. Porém, é sabido que, o documento de identidade deve ter foto, estar em boas condições e atualizado.

Viaje sem visto

O mesmo acordo CMC Nº 14/11 prevê a liberação do visto para a entrada nos países integrantes do Mercosul, portanto um custo e burocracia a menos no seu planejamento de viagem.

Acordo de Residência

A CMC Nº 28/02 traz uma grande vantagem aos viajantes ou interessados em passar mais tempo nos vizinhos para trabalho ou estudo. O Acordo de Residência prevê como um “visto temporário”, pelo prazo de até 2 anos. Nos últimos 90 dias de validade o estrangeiro poderá solicitar a transformação deste visto em permanente, preenchidos alguns requisitos.

Exigências: passaporte válido, certidão de nascimento e certidão negativa de antecedentes penais.

Países integrantes deste acordo: Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Chile, Peru, Colômbia e Equador.

Vacinas

Alguns países exigem vacina contra a febre amarela e outros repassam apenas orientações importantes sobre saúde, para a informação atualizada selecione o país no Portal do Viajante da ANVISA.

Permissão internacional para Dirigir – PID

A PID é aceita nos países da América do Sul, mas nem todos exigem. Aconselho sempre a quem vai fazer uma viagem grande de carro a fazer a PID pra evitar problemas, demoras de conferência, mesmo que o país não exija a PID.

Caso não faça a PID, importante levar a CNH e o RG atualizado.

Câmbio

Normalmente nos países como Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai o real é aceito em muitos estabelecimentos. Você também pode levar reais e trocar nas casas de câmbio, evitando o custo do IOF. A cotação deve ser pesquisada pontualmente e após a escolha do seu destino, pois as variações são muitas.

A língua “Portunhol”

É um barato viajar pelos países vizinhos e desenrolar um “portunhol”, a gente sempre se entende! As palavras em geral são parecidas e as que não são a gente gesticula e acaba saindo, é mais um motivo para sermos tão queridos entre nosotros.

♥ Convenci?

Poderia citar muitas outras vantagens em viajar pela América do Sul, são países amigos, fáceis de se comunicar, se locomover, são mais próximos o que permite viagens de feriado, os preços das passagens são interessantes e nossa moeda não é tão desvalorizada como nas viagens para os EUA, por exemplo. Se o assunto é futebol aí sim a conversa é boa, somos hermanos, somos calientes, por aqui não tem a frieza européia!

Poderia também falar das praias caribenhas, as ilhas paradisíacas, obras incas, os desertos, os moais, o maior salar do mundo, os vulcões, as geleiras, parques de esqui, bons vinhos, excelente comida e até uma ponte da amizade! Mas não vou, rsr, é muito assunto, fica para os posts de destinos. A mensagem é: Conheça a América do Sul e se encante, como eu me encantei com nossos vizinhos!

Buen viaje! 🙂

Por Laiza
Gostou? Compartilhe!
Deixe seu comentário!