DestinosAméricaBrasilInspirações
20 set 2017

Reflexões de uma gaúcha que mora longe

O dia 20 de setembro sempre foi especial pra mim, muitos motivos para esta data ser altamente comemorada!!

      – Feriado no RS                                           – Meu aniversário                                         – Dia do Gaúcho

Interessante que quando vamos morar longe sentimos falta de muitos costumes da nossa cidade e do nosso estado, ainda mais os gaúchos (nunca vi povo mais enraizado). As coisas que mais sinto saudade, além da família e amigos claro, são os grenais de domingo, meu Grêmio sempre recebeu muita torcida e os hinos ainda estão na ponta da língua.

“Vamo vamo tricolor, hoje eu vim te apoiar.. para te ver campeão, para te ver ganhar!”

O chimarrão no parque, o churrasco servido na mesa e a bergamota lagarteando no sol também têm grande espaço no coração, Bah!

Escutar Nenhum de Nós e cantar Camilaaaa!! como se amássemos a Camila mesmo a música não tendo nexo algum! Engenheiros, Cachorro Grande e aquela banda que nem sei por onde anda.. Bandalheira que assistia na Festa das Rosas em Sapiranga (no barro, porque sempre chovia), acabei de lembrar que no Planeta Atlântida a chuva também era constante, pular as poças ao som de Papas da Língua…

Este dia é muito especial, pois é sim o meu aniversário, faço 32 anos hoje e sempre é um momento de reflexão. Este é o sétimo ano que moro longe da família porque escolhi conhecer novos lugares e senti que o meu crescimento pessoal estaria em uma cidade grande, me desafiando a enfrentar algumas coisas. Fui para outro Rio.. o Rio de Janeiro que me encantou e decidi largar tudo pra seguir este desejo.

Aniversário é gratidão, amo aniversários!

E a semana farroupilha já começou no Rio Grande porque hoje é o dia do Gaúcho e gaúcho não faz apenas um dia de festa, comemoramos a semana toda. São festas com muita dança tradicionalista, vestidos e bombachas, costelas de muitas horas, chimarrão, polar gelada, desfiles de rua, onde os contos folclóricos e a história de luta e conquista dos gaúchos ganham vida.

“Mas não basta pra ser livre ser forte, aguerrido e bravo, povo que não tem virtude, acaba por ser escravo”. Hino do RS

Nosso estado tem muito pra oferecer aos turistas, além de toda essa paixão e tradição que você só vai encontrar lá, conta com uma estrutura incrível de hotéis, resorts e pousadas, alta gastronomia ideal para férias, lua de mel, viagens com a família para descanso e até aventuras.

A Serra Gaúcha é um dos destinos mais procurados do Brasil, pelo romantismo, charme e encanto que as cidades de Gramado, Canela e Nova Petrópolis proporcionam. Escrevemos muito sobre elas, porque já visitamos muitas vezes. Vou casar em Gramado mês que vem, porque amo essa cidade.

>> Primeira vez em Gramado

>>Gramado gastando pouco é possível?

>> Compras na Serra Gaúcha

Bento Gonçalves, Caxias do Sul e as cidades pequenas próximas, também na Serra, levam você a Itália com a produção de excelentes vinhos, espumantes e uma comida da nona deliciosa.

>> Final de Semana em Bento Gonçalves

Cambará do Sul, cidade que visitava com frequência quando criança, tem cânions e paisagens que você não tem ideia de quão surpreendentes são. Andar a cavalo na beira dos paredões, atravessar rios, pular nas cachoeiras e ver o campo branco de geada pela manhã são algumas das maravilhas que você pode fazer lá.

>> Cambará e seus Cânions

“Deu pra ti, baixo astral, vou pra Porto Alegre, tchau..” Kleiton e Kledir

Porto é uma cidade grande e viva, adoro Porto Alegre, apesar de conhecer mais a noite (Bill Bar e Dublin tem história). O lugar que mais me encanta é a Usina do Gasômetro, de onde é possível contemplar o pôr do sol na beira do Rio Guaíba.

São José das Missões, São Francisco de Paula, Rio Grande, Bom Jesus, entre outras cidades encantadoras estão espalhadas pelo estado de norte a sul.

E pros gaúchos que conhecem bem cada canto do estado e moram longe, fica a saudade e a certeza de que uma parte de nós permanece naquela terra.

Parabéns pra mim, pro meu estado e pra você que ficou doido de vontade de nos conhecer!

🙂


Esse post faz parte de uma Blogagem Coletiva. Para ler mais sobre o estado do Rio Grande do Sul, confira os outros blogs participantes:

Viagens que Sonhamos: Lugares para Conhecer no Rio Grande do Sul

Do RS para o mundo: Audiência crioula, justiça de pilhas

Tempo Integral: Porto Alegre, o que ver em um dia

Rotas de Moto: Rota das Charqueadas – Pelotas

Expanda Fronteiras: conheça 12 lugares fora do eixo Gramado e Canela para visitar no Sul

Uma Senhora Viagem: O que conhecer no Rio Grande do Sul.

Desempilhados: Pelotas em dois dias

Por Laiza
Gostou? Compartilhe!
8 Comentários
  1. tati Em 20 set 2017 - 12h48

    Também moooooorrooooooo de saudades. De tudo, da alegria, simpatia, amabilidade. O Rio Grande do Sul é demais. Adorei matar as saudades neste seu post. E, para ti ” parabéns, parabéns, saúde, felicidade, que tu colhas sempre todo dia paz e alegria na lavoura da amizade!”

    • Laiza Em 26 set 2017 - 22h10

      Obrigadaaaaa!! 🙂 Adorei conhecer os Desempilhados tbm!

  2. Lilian Azevedo Em 20 set 2017 - 19h38

    Lindoooooo post ! Parabéns e que você seja muito feliz !
    Adorei conhecer seu blog e o post está muito legal mostrando como suas vivências foram importantes na sua formação e no respeito e reconhecimento que você tem pela sua terra. O Rio Grande do Sul tem muitas coisas lindas para serem conhecidas. Beijos

    • Laiza Em 21 set 2017 - 23h25

      Obrigada Lilian! Que bom que gostou! É muito amor mesmo pelo estado! 🙂

  3. Francisco Piazenski Em 20 set 2017 - 23h26

    Que bacana teu post, amo o Rio Grande também, e sua dicas são boas demais. Parabéns!!

  4. Érica França Em 28 set 2017 - 00h18

    Rio Grande do Sul é mesmo um estado lindo. Não sei se eu conseguiria viver longe se fosse gaúcha! rs

    • Laiza Em 01 out 2017 - 14h31

      Rsrs.. Pois é, a saudade é grande!

Deixe seu comentário!