Dicas aos ViajantesViagens em Família
25 maio 2017

5 passos para fazer o passaporte de bebês e crianças

Em viagens nacionais a certidão de nascimento é o documento suficiente para apresentar no momento do embarque/check-in de crianças e adolescentes até 18 anos. Crianças, até 12 anos, precisam estar acompanhadas dos pais ou parente desde que comprovado o parentesco. Para viagens aos países do Mercosul (Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela) é necessário apresentar carteira de identidade ou documento com foto. E para viagens internacionais, fora do Mercosul, as crianças precisarão de passaporte. Para fazer o passaporte das crianças siga os 5 passos abaixo:

Passo 1 – Reúna a documentação;
Passo 2 – Faça o cadastro no site da Polícia Federal;
Passo 3 – Gere a guia GRU e faça o pagamento;
Passo 4 – Faça o agendamento e compareça no posto da Polícia Federal na data e horário agendados.
Passo 5 – Retire seu passaporte.

Documentação:

  • Menores de 12 anos podem apresentar somente certidão de nascimento original,  maiores de 12 anos precisarão de RG e CPF;
  • RG e CPF dos pais em bom estado;
  • Menores de 3 anos devem levar uma foto 5×7, recente, colorida e com fundo branco sem data. As crianças maiores farão a foto no posto da PF.

Preenchimento da solicitação:
No site da Polícia Federal, faça o preenchimento do cadastro dos dados pessoais, documentos e dados complementares.

Preencha o tipo de autorização para emissão do passaporte e autorização de viagem entre os três tipos abaixo:

Formulário padrão de autorização de expedição de passaporte para menores com inclusão de autorização de viagem internacional no passaporte comum (poderes p/ genitor) Esse formulário permite que a criança viaje acompanhada apenas de um dos pais, indistintamente, não precisando apresentar autorização de viagem no momento que ela passar no controle migratório para deixar o país. A autorização para viajar vem impressa no passaporte.

Formulário padrão de autorização de expedição de passaporte para menores com inclusão de autorização de viagem internacional no passaporte comum (poderes amplos) Além de estar autorizada a viajar com pais, a criança está autorizada a viajar sozinha.

Formulário padrão de autorização para concessão de passaporte para menor Apenas permite a emissão do passaporte, sem autorização de viagem.

Escolha o local de atendimento e envie. Clique em gerar protocolo e imprima.

Taxa de emissão:
Após o cadastramento, aparecerá a opção de gerar GRU, que é o boleto da taxa. A taxa de emissão, no valor de R$ 257,25, deve ser paga e compensada para possibilitar o agendamento.

Agendamento:
No site da Polícia Federal Aqui você fará o agendamento do atendimento.

Atenção: às vezes o agendamento leva em torno de três meses, em épocas mais procuradas ou com problemas de emissão, não deixe para fazer o passaporte muito próximo da sua viagem!

Atendimento:
Para o atendimento, a criança deve estar presente acompanhada de ambos os pais. Caso um dos pais não possa acompanhar, é necessária uma autorização ou procuração específica de emissão do passaporte, com firma reconhecida.

Os documentos que devem ser apresentados no dia da entrevista são:

  • Certidão de Nascimento
  • Foto 5×7 (crianças menores de 3 anos);
  • Documentos dos pais (RG e CPF);
  • Protocolo do cadastro impresso;
  • Comprovante de pagamento da taxa;
  • Formulário de autorização de viagem preenchido.

Retirada do passaporte:
No dia do atendimento você receberá um protocolo com a data de entrega do passaporte, aproximadamente 6 dias. Para retirada a criança deve estar presente acompanhada de um dos pais. Mas pergunte se é realmente necessário levar a criança ?.

Outro detalhe importante é a validade do passaporte de bebês e crianças que varia conforme a idade.

Por Ana Gabriela
Gostou? Compartilhe!
Deixe seu comentário!