Inspirações
01 mar 2018

Guia Completo pra ficar RICA em 2018!!

E se você pudesse mudar a sua vida através de dicas de quem vive com o propósito de ajudar pessoas?

Compartilho com vocês este artigo maravilhoso de uma amiga muito especial.. Silvana Oliveira, a Sil.

São 18 dicas práticas para um 2018 de muita riqueza, plenitude e abundância em todas as áreas da sua vida!


É um prazer escrever pro Blog Janela Azul, nesse primeiro artigo do ano vou compartilhar dicas que vão te deixar RICA sim!!!!

RICA em paz, rica em equilíbrio, rica em produtividade, rica em conhecimentos, rica em amor, rica em família, rica em amigos, rica em risadas, rica em saúde, rica em experiências, rica em dinheiro, rica em aventuras, rica em energia, rica em tudo que você desejar…

2018 promete e já começou a millll. Se você ainda não se planejou com nada para fazer com que ele seja o melhor ano da sua vida, se você planejou, mas não tirou sequer 1 plano do papel, se você começou a agir, mas a maior parte dos planos virou promessa de início de ano, NÃO SE PREOCUPE, ainda dá tempo de fazer tudo o que for um desejo real. A primeira premissa para isso? Protagonismo! Quem toma as decisões a todo instante é você. E decisões, foco, disciplina, coragem, atitude e organização não dá pra delegar. Então, vamos começar?????

1) Agradeça e Celebre: O primeiro passo para ser RICA! Reconhecer suas conquistas, agradecer e celebrar cada uma delas é reenergizante e abre caminhos para novas coisas boas acontecerem. Independentemente de como foi 2017, com certeza você teve conquistas importantes e tem muito, muito, muito a agradecer. Dar valor ao que temos é importante porque nos faz perceber e valorizar o que está ao nosso alcance, para, com aquilo que já temos, propiciar ainda conquistas melhores e nos lembrar sobre coisas que jamais imaginamos que poderíamos conseguir e que conseguimos. Na prática: faça uma lista mesmo e aplique toda a sua gratidão em cima do que te fez feliz e te trouxe o sentimento de vitória! E já aproveita para tornar isso um hábito diário.

2) Faça uma retrospectiva: Um balanço mesmo!!!! Fazer uma retrospectiva completa também é uma forma de reflexão e gratidão ao ano que passou: viagens, amigos novos, experiências, erros e aprendizados, relações, suas ações para melhorar o mundo ao seu redor, projetos interrompidos ou não iniciados, cursos que fez, investimentos, etc. Uma forma de sistematizar é fazer uma “cápsula do tempo” com um grupo de amigos (as). Há 7 anos iniciei esse projeto com 5 amigas e foi uma das melhores coisas que já fizemos. Outra forma é usar um planner que sirva como um guia. Nesse link você encontra um planner completo, da coach Amanda Bífaro.

3) Defina seu propósito: Alinhe suas ações com o que faz sentido para você! Não existe nada mais gratificante do que estar agindo de acordo com seu propósito, e assim, colocando a sua melhor energia no que se propõe a fazer. Se não sabe por onde começar: leia um livro sobre o assunto (recomendo Propósito: A coragem de ser quem somos, de Sri Prem Baba); pesquise na internet, existem muitos sites falando sobre o assunto; faça um processo de coaching focado em descobrir e agir em direção ao propósito, conheço alguns coach’s especializados no assunto e posso te ajudar a achar um de acordo com seu perfil. Mas busque essa resposta nesse início de ano, pensar no que realmente importa, é bom e verdadeiro na sua vida e vai te ajudar a tomar as melhores decisões e ser muito mais feliz todos os dias. Perguntas pra te ajudar e guiar nesses pensamentos: o que eu amo fazer? O que eu faria de graça? O que eu faria se soubesse que tenho apenas 5 anos de vida!?

4) Avalie as áreas de sua vida: Aqui a palavra de ordem é equilíbrio! Diagnosticar em que ponto está e como evoluiu em cada área da sua vida, é fundamental para encontrar a tão sonhada felicidade, que nada mais é que a soma de diversos fatores e acontecimentos nas mais diversas áreas da nossa vida. Faça sua roda da vida (recomendo o teste no site http://www.mrcoach.com.br/teste-roda-da-vida.php, e avalie como você se sente em cada área. Inclua-a em sua rotina sistemática, e avalie a evolução. É natural que uma área esteja em algum momento mais prejudicada em detrimento de outra, o importante é ter consciência e estar sintonizado com cada uma delas. Protagonize-se! Encontre as riquezas e as oportunidades presentes em cada área da sua vida.

5) Liste suas metas e objetivos prioritários para 2018: Metas claras, objetivas e validadas!?…vá em busca delas, afinal, sonhar e realizar é uma das melhores sensações da vida. Para isso, autoconhecimento é fundamental, invista nisso e terá assertividade naquilo que você quer pra sua vida. Por mais simples que seja o objetivo, ele é seu e então é nobre. Aqui também é importante não exagerar, esse será o melhor ano da sua vida, mas não o último, então não tente abraçar o mundo em 2018. Uma dica é fazer uma grande “roda dos sonhos” onde você coloca seus objetivos, a nota em cada um deles, como na roda da vida mesmo. Sonhar é viver, e se a gente não sonha, um dia é apenas mais um dia e um ano serão apenas 365 dias que não te deixarão mais perto da vida plena que você deseja viver. Um processo de coaching também ajuda dar clareza e montar um plano de ação, ou seja, seu nível de realização cresce muito. Compartilho também 2 métodos de definição de metas que podem te ajudar:

-SMART:  tem o objetivo de definir metas construídas de forma a se considerar 5 atributos: S (Específico), M (Mensurável), A (Atingível), R (Relevante) e T (Temporal). Ou seja, são geradas metas específicas, que são claramente alcançáveis, com um prazo pré-estabelecido e que possuem congruência com seus valores e reais intenções;

-OKR (Objetives & Key Results): “o caminho ou a via para a realização de algo”. Se dividem em Objetivo e Resultados-Chave. Objetivos são onde queremos chegar e os Resultados-Chave devem indicar como vamos saber, durante o processo de busca do Objetivo, se estamos chegando lá, é o follow-up.

Ainda não sabe por onde começar? Veja este vídeo para te ajudar a fazer metas SMART: Como atingir metas – Método Smart – https://youtu.be/Tm0MvAidqMU. Está desmotivada? É muito difícil? Assista esse filme inspirador: Walt Disney – Filme completo dublado.

6) Faça uma operação “limpa trilho” e comece o ano com sua vida limpa e livre de pendências – Essa é uma das que mais abrem caminho para muuuuita riqueza e abundância. Mas como faço isso? Seguindo os passos abaixo:

-Liste suas pendências urgentes e resolva já;

-Liste suas pendências não urgentes e coloque na sua agenda resolvê-las. Se forem de rápida resolução, não espere que fiquem urgentes, já resolva também;

-Cancele assinaturas de e-mails, newsletter ou promoções que vivem te interrompendo e que não agregam nada para sua vida ou não tem conexão com seu propósito;

-Confira suas assinaturas periódicas diversas e reavalie a necessidade de cada uma delas de acordo com seu propósito, além de estar te atrapalhando, pode ser um custo desnecessário;

-O mesmo acima vale para grupos de WhatsApp, ou qualquer outra rede social que esteja  atrapalhando mais do que agregando;

-Perdoe, não existe caminho livre com rancor.

-Dicas de ferramentas para esse processo: lápis e papel, excel, todoist, trello, etc.

-Dica de Livro: A arte de Fazer Acontecer (David Allen)

7) Organize suas viagens com antecedência (Exceto, se não gostar de viajar!) Isso vai te ajudar a aproveitar melhores destinos, oportunidades, e te fazer economizar muuuuuuuuuuuito. Gosto de sites/blogs como: @janelaazul (dicas), @airbnb (hospedagens), @maxmilhas (passagens) e outros sites locais do lugar que estou planejamento visitar. E viajar é uma das coisas que conheço que trazem maior riqueza de espírito e intelecto; uma abundância de experiências e uma infinidade de descobertas internas e externas.

8) Tenha uma ferramenta dinâmica para organizar seus objetivos, rotinas e projetos:  pode ser um aplicativo (como trello, todoist, google agenda), uma agenda, um cartaz com post-it, um planner, uma pasta no onenote, folhinhas, tudo isso junto, qualquer coisa, o importante é ter um método que seja eficiente, dinâmico, que funcione pra você e que possa estar sempre do seu lado ou facilmente acessado e que ajude na sua organização, liderança e gestão de vida, te deixando mais plena e feliz.

9) Acredite: Acreditar que vai obter resultados, e que resultados podem ser mudados por você a qualquer tempo, sejam quais forem seus objetivos e desafios, é fundamental. Já dizia Aristóteles: “Você é o reflexo do que pensa diariamente”. Quando um momento turbulento aparecer, acredite também que é a vida se movimentando para te proporcionar algo ainda melhor e te direcionar ao que realmente importa e te faz feliz de verdade. Acredite, não tente controlar tudo e tenha fé. Equilíbrio e riqueza também passam por essa perspectiva.

10) Pense positivamente: Mais do que pensar, ter uma atitude positiva e propositiva perante a vida, faz com que sejamos capazes de ter boas iniciativas e de superar as dificuldades, seguindo firme em direção aos nossos maiores objetivos. Nossa mente, pode ser a nossa maior amiga, e também a nossa maior inimiga, depende da forma como encaramos e confiamos no nosso “taco”. Se você estiver sentindo insegurança, busque alternativas e meios para potencializar sua auto segurança, existem várias. Ter a certeza de que coisas boas acontecerão, ajuda muito para que elas realmente aconteçam. Ser otimista, é um sentimento que nos faz acreditar mais em nós mesmos e em nossa capacidade de realizar. O que você quiser alimentar, virará energia e vida, então não foque no problema, foque na solução. Invista seu tempo e energia nas possibilidades que você tem, e não no medo, nas notícias ruins, no passado e na incerteza se vai dar certo. “Tudo o que focamos se expande”: essa é uma das minhas frases favoritas, pois já vi ela se materializar diversas vezes!!! Pessoas bem-sucedidas sempre entendem seus maiores desafios e dificuldades, como oportunidades de se tornarem pessoas melhores para si e para os outros. E para se tornar melhor, você precisa se comparar com você e não com os outros. Ninguém é igual a você, valorize o que você tem de melhor, seja autêntico, exercite o autoconhecimento e evolua sempre. Vibrar nessa frequência gera um ciclo de prosperidade e riqueza. Uma ótima referência nesse assunto é a Elainne Ourives, que é especialista em HoloCocriação de Sonhos e Metas, treinadora mental e psicoterapeuta quântica. No site dela: http://www.elainneourives.com, você encontra diversos vídeos sobre como mudar a frequência dos seus pensamentos.

11) Esteja no agora: Planejar e saber que você está no comando da sua vida é muito importante, além de ser condição básica para eliminar a ansiedade e te permitir curtir o agora, afinal ele é a única coisa que você tem, então aproveite todos os momentos e valorize o seu presente, ele é um campo de infinitas possibilidades e oportunidades.

Não consegue fazer isso? Meditar pode te ajudar nesse processo, e a técnica mindfulness possui resultados científicos comprovados de que quanto maior o nosso nível da prática, ou seja, quanto mais você estiver no agora, maior é a sua criatividade, bem-estar, saúde física e mental, foco, controle e inteligência emocional. A prática de mindfulness, te deixa mais consciente do que se passa em seu corpo, mente, pensamentos e emoções, se você apresenta algum sentimento negativo, apenas observe, sem julgamento, isso dissolverá a emoção e te permitirá ter mais controle da sua energia vital e usá-la de forma mais inteligente, reduzindo o stress, gerando uma perspectiva mais positiva sobre a vida e diminuindo a incidência de doenças ligadas a ansiedade. Resumindo, é incontestável o quanto o mindfulness pode interferir positivamente na sua vida.

12) Planeje de que forma irá contribuir com o todo: Tenha certeza de que um mundo melhor, mais justo, com mais amor, mais parecido com o que sonhamos, depende da contribuição que damos ao todo também. Um mundo melhor é aquele que você está construindo, ou deveria estar. Planeje formas de contribuir com o todo, a maioria delas não custa nada além da sua dedicação e atenção verdadeira ao que está ao seu redor. Existem muitas formas de celebrar e agradecer a vida que temos, e contribuir para o todo, praticando a verdadeira cidadania, é uma das mais incríveis e impactantes. Abaixo alguns dos mais diversos exemplos de formas sistemáticas e possibilidades dar a sua contribuição, que estão todos os dias a nossa disposição:

-Participe de algum grupo que tem como objetivo ajudar os outros, oportunizando novos horizontes, por exemplo Rotary clube, ou até mesmo grupos informais (colegas de trabalho, igreja, família etc);

-Dê um colo para crianças que nunca o tiveram (em casas de passagem por exemplo);

-Escolha uma entidade para ajudar como voluntário: seja doando algum recurso material, seja participando de organização de eventos, ajudando na gestão ou a forma como puder.

-Existem vários projetos precisando de ajuda. Um exemplo é o Escola dos anjos (http://escoladosanjos.com.br/), que consiste em graduar crianças de comunidades carentes para que se tornem anjos na terra. Através de ensinamentos lúdicos, jogos e atividades artísticas, elas aprendem como se comportaria um Anjo aqui na Terra, baseado em quatro pilares: Natureza (sustentabilidade, ecologia, consciência ambiental); Alimentação e saúde (somos o que comemos e higiene); Espiritual: (relaxamento, respiração, mente positiva – somos o que pensamos); e Amor e caridade: (a oferta que podemos fazer a quem amamos).  Outro grandioso projeto é o Make a Wish (http://www.makeawish.org.br/)  que é uma organização internacional, presente em 50 países, que realiza sonhos de crianças com doenças graves. O voluntariado com propósito é uma experiência realmente enriquecedora e transformadora.

-Doe sangue e mobilize outras pessoas a doarem;

-Mentore uma criança ou um grupo delas, com certeza você tem habilidades para compartilhar com alguém e pode fazer a diferença positiva através do seu conhecimento;

-Doe o que não precisa e até um pouco do que precisa (roupas, eletrônicos etc);

-Visite um hospital e encontre alguém que não recebe visitas e só precisa de um olhar, e mais nada;

-Retire uma cartinha de Papai Noel no correio, ou mais simples ainda, identifique em seus relacionamentos alguém que poderia fazer uma cartinha pra você, se você olhar para o lado, vai identificar alguém que precisa de um apoio pontual e específico;

-Se vista de Papai Noel e tire o sorriso sincero, feliz e esperançoso do rosto de algumas crianças;

-Trate as pessoas com igualdade, respeito e afeto, espalhe gentileza por onde for e estiver: essa energia é muito poderosa e enriquecedora.

13) Planeje suas finanças: a partir de suas prioridades! O dinheiro está aí para te servir, e é você quem comanda de que forma. Seja diligente com suas finanças, pois elas é que vão dar base para todos os seus demais projetos. Dinheiro é sinônimo de liberdade, se seu modelo mental não te permite enxergar desta forma, ressignifique suas crenças. Como?  Em meu outro artigo onde compartilho dicas de planejamento financeiro, http://www.exnap.com.br/por-que-e-tao-dificil-fazer-planejamento-financeiro-saiba-onde-as-pessoas-erram-5-dicas-para-iniciar-o-seu-agora/, você encontra os primeiros passos.

Além disso, um coaching financeiro é uma alternativa se você já tentou aplicar as dicas acima, mas não saiu do lugar sozinho. Bill Gates já dizia “Todos precisam de um coach, é assim que melhoramos!” (fonte: Bill Gates – Porque todos precisam de um Coach(legendado)). Fundamental entender que ser organizado ou não, e lidar bem com esse aspecto da vida, que assim como a saúde, afeta todos os outros aspectos, é uma questão de escolha e protagonismo.

Está com a vida financeira organizada, com dinheiro guardado e não sabe onde investir?!!?! Veja essas dicas nesse vídeo: TOP 5 INVESTIMENTOS PARA GANHAR DINHEIRO EM 2018! De TESOURO DIRETO a BITCOIN

14) Evite que o importante vire urgente: muitas das urgências com as quais convivemos e nos estressamos, são causadas por nós mesmos, pela negligência ou ausência de planejamento ou ainda, de um posicionamento nosso a favor do nosso tempo. Evite essa ansiedade desnecessária:

. Saiba dizer NÃO;

  • Revise seus documentos e planeje suas renovações;
  • Revise seus seguros e agende as renovações;
  • Planeje seus exames de saúde e se insira na sua agenda;
  • Organize-se para declaração de IR se não for isento, deixe documentos separados e programe-se;
  • Planeje pagamentos periódicos como impostos, aportes, etc;
  • Se você gosta de viajar, planeje sua agenda de feriados
  • Planeje sua agenda de cursos e treinamentos.

15) Tenha rotinas de follow-up do planejamento: Rodar o PDCA (do inglês: PLAN – DO – CHECK – ACT / Planejar – executar – checar – agir de forma a corrigir o rumo) na sua vida, permite ajustar a rota e seguir adiante. Imprevistos acontecem, e são bons. E a única constante no planejamento é a mudança. Rotinas semestrais, trimestrais, mensais, semanais, diárias, o melhor jeito é aquele que funciona para você e permite ir além do estabelecido e jamais aquém. Faça todos os meses: planejamento sem execução é a coisa mais inútil que você pode fazer, por isso:

-Revise seu Planejamento, fazendo um “balanço” do mês que passou e programando o mês seguinte e as ações necessárias para atingir com êxito seus objetivos ou até mesmo resgatar algum projeto que ficou pra trás;

-Detalhe, em sua agenda, os projetos do mês, abrindo por tarefas e compromissos e ações necessárias;

-Revise sua organização física e digital;

-Acompanhe a evolução dos seus investimentos (móveis e imóveis, se houver);

-Incremente essa lista com o que é importante para você.

16) Crie um ritual diário para você: inclua nesse ritual: viver e ser feliz, e, agradecer por, no mínimo, 3 coisas boas que te aconteceram (no primeiro item tem um vídeo explicando melhor isso). Esse último exercício ajudará o primeiro e também a exercitar, além da gratidão, o otimismo e a certeza de que sempre algo bom está acontecendo.

O formato de organização não importa: mentalizando, escrevendo, respirando conscientemente, compartilhando com alguém que você gosta, ou outra forma que você encontrar: criar um ritual diário ajuda a ter mais autoconhecimento, viver o agora, fazer fluir as energias, e também à manter e/ou criar disciplina.

17) Se insira na sua agenda e invista em você: você é o seu maior empreendimento. Defina uma agenda de evolução permanente pra você.

Não existe nenhuma possibilidade de você fazer bem para alguém (família, amigos, colegas, você mesmo etc), ou de se sentir rica e plena, se não estiver bem física, mental e espiritualmente. Avalie o que te nutre: ler livros, fazer cursos, meditar, dançar, fazer yoga, caminhar, assistir séries, se cuidar esteticamente, viajar, estudar, e se insira na sua agenda.

Gente feliz constrói, compartilha, distribui boas energias, paz, amor, melhora os ambientes em que vive transborda riqueza e abundância e inspira outras pessoas para essa mesma forma de viver. Você só vai ser bom para os outros, se estiver bem e em paz. Então seja mais leve consigo mesmo, perdoe-se mais, ame-se mais e vá em busca do que te faz feliz. Você não pode controlar o que irá acontecer em 2018, mas pode controlar como lidará com tudo o que acontecer, se estiver consciente de seus desejos e esforços para isso. Não é o que acontece com você, é o que você faz com o que acontece com você, que vai te tornar rica ou não.

18) Ação, Foco e Consistência: De nada adianta fazer os passos anteriores, se você não tiver muita consistência no que planejou, agindo com foco em direção aos objetivos propostos. A caminhada nos apresenta diversos desafios e manter-se focado é fundamental para construir e manter o ciclo de uma vida abundante, próspera e plena. Tudo isso sem esquecer que é preciso curtir a caminhada, relaxar, pois desapegar também atrai abundância.

Espero que as dicas acima tenham lhe ajudado e guiado, de acordo com suas crenças e vontades. Se necessário, adeque à sua realidade, o que importa é que o método que escolher, lhe permita e facilite sua realização e que seja um guia para a realização daquilo que VOCÊ considera riqueza.

Acredite, construa, corra em direção aos seus sonhos com a expectativa e a certeza de realizá-los. Vibre nessa frequência. Viva o presente, se permitindo ao mesmo tempo sonhar e preparar o amanhã. O futuro não nos pertence, mas é possível imaginá-lo e construí-lo da forma como queremos e sonhamos que ele seja!

Sempre celebre suas conquistas, elas são o sinal de que você está no caminho certo!!!

E escolha a vida que você quer ter, não existe maior riqueza que esta!

Desejo a cada um dos nossos leitores, que vocês construam em 2018, o melhor e mais feliz ano das suas vidas!!! E como diz um “velho guru”: “que você seja muito rica, e que também tenha muito dinheiro” (Gustavo Cerbasi).


E quem é a Silvana?

Além de uma amiga linda e maravilhosa….

Palestrante, Executiva de Negócios, Investidora, Coach de liderança e alta performance pessoal e profissional, Networker, Blogueira e escritora, Silvana é Bacharel em Administração e Pós graduada em Finanças Empresariais. Atuou no mercado financeiro mais de 11 anos, com experiência em Gestão de Equipes, Negócios, Estratégia, Liderança, Finanças e Resultados.

Apaixonada por evolução e por ajudar outras pessoas a transformarem suas vidas para melhor, acredita que a prosperidade é uma questão de escolha. Sua missão pessoal: tornar o mundo um lugar melhor e mais feliz!

Instagram: Silvanadarosaoliveira  & Resultadosextremos

Por Laiza
Gostou? Compartilhe!
Deixe seu comentário!